O governador Mauro Mendes (União Brasil) anunciou que o Hospital Central de Cuiabá será oficialmente entregue à gestão da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein até o final de novembro deste ano. Segundo ele, a obra já está em fase de acabamento, com instalação de móveis, equipamentos e decoração, e segue dentro do cronograma previsto.
“O hospital está belíssimo. Estamos na reta final: instalando camas, últimos equipamentos e ajustes. A previsão é entregar nas próximas semanas para que o Einstein inicie o processo de transição”, afirmou o governador na terça-feira (16), durante a inauguração do novo prédio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), localizado ao lado do hospital.
Com a finalização das obras estruturais por parte do Governo do Estado, a próxima etapa será coordenada pelo Einstein, que assumirá o treinamento das equipes e a preparação operacional da unidade.
De acordo com o gestor, a instituição paulista já trabalha com uma equipe administrativa de cerca de 40 profissionais em Cuiabá, focados nas etapas burocráticas, aquisição de insumos e demais demandas técnicas. A expectativa é que esse número cresça consideravelmente nas próximas semanas.
Em agosto, o governo anunciou a contratação de 72 especialistas em diversas áreas para atuar no Hospital Central. As especialidades incluem broncoscopia, cardiologia (adulto e infantil), cirurgia geral, cardíaca, do aparelho digestivo, plástica e vascular, além de médicos para clínica médica, emergências (clínicas, ortopédicas e pediátricas) e dermatologia.
Ainda durante a visita técnica, Mauro explicou que o funcionamento pleno do hospital depende da conclusão de instalações vitais, como o sistema de ar-condicionado central, essencial para o acionamento de outros equipamentos hospitalares.
“Hoje estávamos ativando o ar-condicionado central, que é uma operação complexa e sem a qual não podemos ativar boa parte dos equipamentos. Tudo precisa funcionar em sincronia”, explicou o governador.
Com mais de três décadas de espera para sua conclusão, o Hospital Central é uma das obras mais simbólicas da área da saúde em Mato Grosso. Agora, prestes a ser entregue, a unidade promete se tornar referência em atendimento de alta complexidade na rede estadual.
“Estamos em setembro. Acredito que no final de novembro estaremos iniciando oficialmente a operação do Hospital Central”, concluiu Mendes.



























