INFRAESTRUTURA

Ministro dos Transportes rebate críticas e diz que disputa política sobre obras é “besteira”

publicidade

O ministro dos Transportes, George Santoro, respondeu às críticas de lideranças políticas de Mato Grosso que apontam falta de investimentos do Governo Federal em obras de infraestrutura no estado. A declaração ocorreu em Dom Aquino, durante a entrega do primeiro trecho da Ferrovia Estadual, com 162 quilômetros de trilhos ligando Rondonópolis ao município, além de um terminal ferroviário instalado às margens da BR-070.

Segundo Santoro, os projetos de infraestrutura precisam ser analisados de forma integrada, já que a conexão entre diferentes modais é essencial para reduzir custos logísticos e ampliar a eficiência do transporte de cargas no país.

“Infraestrutura, as malhas têm que se conectar. A renovação da Malha Paulista foi fundamental. A carga só chega a Santos conectando com a Malha Paulista. Os investimentos de infraestrutura, todos, se conversam”, afirmou o ministro.

Ao comentar a disputa política envolvendo obras estaduais e federais, Santoro minimizou as diferenças entre governos e destacou que o principal objetivo deve ser a execução dos projetos.

“Isso é uma discussão muito pequena, é besteira. O Estado fez o seu trabalho importante, parabéns ao Estado de Mato Grosso. Mas o relevante é que a gente precisa tirar as ferrovias do papel, estadual ou federal. Isso não importa”, declarou.

Leia Também:  Juca do Guaraná entrega alevinos e reforça apoio à piscicultura em Nova Marilândia

O ministro também afirmou que a atuação do Governo Federal ocorre por meio de parcerias, independentemente de posicionamentos políticos ou ideológicos.

“O governo trabalha com parceria, sem olhar ideologia, sem olhar política. O que importa para a gente é olhar as pessoas e melhorar o custo logístico do país”, disse.

Durante o evento, Santoro também tratou da Ferrogrão, considerada uma das principais alternativas para o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso. De acordo com ele, o projeto está em fase avançada e próximo de uma nova etapa.

“A Ferrogrão está toda certa, já aprovou, já está tudo certo. Aprovou no Supremo, revisamos o projeto. Está na fase final de aprovação no TCU, já já vai ser aprovado. Provavelmente eu vou vir aqui publicar o edital”, afirmou.

O ministro ainda criticou o excesso de discursos políticos relacionados às obras de infraestrutura e defendeu maior foco na execução dos projetos.

“Há muita conversa, muita lorota, muita bravata. Tem que trabalhar. E a gente está trabalhando. Desde que a gente entrou no governo, estamos tirando do papel os projetos”, completou.

Leia Também:  Articulação garante veículos para agricultura familiar em VG e Nossa Senhora do Livramento

A manifestação ocorre em meio às cobranças de representantes políticos de Mato Grosso contra o Governo Lula, principalmente em relação a investimentos em rodovias, ferrovias e outros projetos considerados estratégicos para o desenvolvimento logístico do estado.

As críticas têm sido reforçadas por lideranças de oposição ao governo federal em Mato Grosso, incluindo o governador Otaviano Pivetta (Republicanos), o ex-governador e pré-candidato ao Senado Mauro Mendes (União), a suplente de senadora Margareth Buzetti (PP), o chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, além de parlamentares alinhados ao mesmo campo político.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade