Mauro se reúne com governadores e reforça defesa da integração nacional no combate ao crime organizado

publicidade

O governador Mauro Mendes (União) participou na manhã desta quarta-feira (29) de uma reunião virtual com governadores das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste para tratar da crise de segurança pública no Rio de Janeiro. O encontro teve como objetivo demonstrar solidariedade e apoio político ao governador Cláudio Castro (PL), após a megaoperação policial realizada nos Complexos do Alemão e da Penha, considerada a maior da história do estado.

Além de Mendes, participaram do encontro os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União-GO), Eduardo Leite (PSD-RS), Jorginho Mello (PL-SC) e Ratinho Jr. (PSD-PR). A reunião reuniu líderes estaduais que, em sua maioria, defendem uma postura mais firme no enfrentamento ao crime organizado.

Durante a conversa, os governadores discutiram estratégias conjuntas de segurança pública, como o compartilhamento de informações de inteligência, cooperação técnica entre as polícias e até o possível envio de equipamentos e apoio logístico ao Rio de Janeiro.

De acordo com a Defensoria Pública do Rio, a operação que motivou o encontro resultou em 132 mortes, sendo quatro de agentes de segurança e o restante de civis, entre suspeitos e vítimas ainda não identificadas.

Leia Também:  Exposição da N. Art’s Galeria de Arte encanta visitantes no Salão Negro da ALMT

Mauro Mendes destacou que o momento exige responsabilidade, união e coragem política para enfrentar o avanço das facções criminosas e o impacto que elas têm sobre os estados brasileiros.

“O combate ao crime organizado precisa ser nacional, não pode se limitar a fronteiras estaduais. A união entre os governadores é fundamental para garantir segurança e tranquilidade à população”, afirmou o governador.

Enquanto os governadores alinhavam possíveis medidas de cooperação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também convocou uma reunião emergencial no Palácio da Alvorada para discutir o episódio e seus desdobramentos políticos e sociais.

No Congresso Nacional, o tema também ganhou força. O governador Tarcísio de Freitas autorizou o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, a reassumir seu mandato de deputado federal para atuar na relatoria de um projeto de lei que propõe classificar a atuação de facções criminosas como terrorismo, medida que pode endurecer o combate ao crime em todo o país.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade