O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) vai aposentar, a partir de julho, a tradicional farda cáqui. No lugar, os militares passam a usar oficialmente o uniforme na cor laranja, padrão já adotado em vários estados do país e referência internacional em operações de salvamento.
A mudança, que começa a ser implementada ao longo de junho, prioriza mais visibilidade, segurança e modernização da corporação. O novo modelo já está previsto no Regulamento de Uniformes do CBMMT.
Por que laranja?
De acordo com o comandante-geral, coronel Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a cor laranja é um símbolo global do salvamento, escolhida exatamente para facilitar a identificação dos bombeiros — seja por população, equipes em solo ou aeronaves.
“É uma cor de alta visibilidade, que ajuda na localização em campo. Hoje, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso vira uma página da sua história com essa nova identidade visual”, afirmou o comandante.
Com a mudança, Mato Grosso se junta a outros 20 estados brasileiros que já adotam o uniforme laranja.
O que muda no novo uniforme?
Além da cor, o fardamento traz várias melhorias:
- Tecido ripstop (leve, resistente a rasgos e perfurações, mais confortável e com proteção UV 50);
- Modelagem anatômica, com melhor ajuste ao corpo;
- Zíper no lugar dos botões, para mais praticidade;
- Gola militar, que pode ser usada levantada ou dobrada, protegendo melhor o pescoço
- Bolsos em posição diagonal, mais fáceis de acessar, com fechamento em velcro;
- Reforço nos cotovelos e punhos ajustáveis, garantindo mais durabilidade e conforto;
- Na parte superior das costas, aparece a inscrição em destaque: “Bombeiro Militar Mato Grosso”
- Na calça, também tem novidade: bolsos com zíper e bombacha ajustável com velcro.
E a farda cáqui, acabou?
Não! O uniforme tradicional continua previsto no regulamento, mas seu uso será restrito a situações específicas, sempre com autorização do comandante-geral.
Mais segurança, mais respeito à tropa
Para o comando do CBMMT, a mudança representa valorização da tropa, modernização da instituição e mais segurança para quem atua na linha de frente do salvamento.
“É um avanço significativo. Nossos profissionais estarão ainda mais preparados e protegidos para enfrentar as emergências e desafios diários”, destacou o comandante.
(Com informações da Assessoria)



























